A partir de 1 de janeiro de 2023, as faturas emitidas passam a incluir o ATCUD. Para obter o ATCUD terá de comunicar as suas séries documentais à Autoridade Tributária.
Para configurar esta questão, terá de no Backoffice do Vendus ir a Gestão > Autoridade Tributária. Caso nunca tenha configurado um utilizador para comunicação de documentos à AT no Vendus, irá ver estas opções:
Clique no passo 1, Adicionar Utilizador, para criar o utilizador de acesso à AT que ficará configurado no Vendus. Irá aparecer um pop up com todos os passos a seguir.
Clique em Aceder ao Portal das Finanças e será encaminhado para a página de Gestão de Utilizadores na AT.
Clique em criar novo utilizador. Deverá definir os dados para posteriormente configurar no Vendus e criar uma password segura.
Selecione as operações autorizadas ao utilizador - WSE - Comunicação e Gestão de Séries por webservice é a autorização que necessita para a comunicação de séries. Se quiser que o utilizador sirva para comunicação do SAFT também, seleccione WDT - Webservice de comunicação de documentos de transporte e WFA - Webservice de comunicação de dados de faturas.
Voltando ao Vendus, verá o painel para Ativar a Comunicação, pode então clicar.
Aqui, apenas terá de colocar os dados do utilizador criado e seleccionar as permissões que lhe atribuiu.
Assim, fica a comunicação ativa, tal como indica o quadro apresentado na página.
Se já tiver um utilizador configurado para por exemplo comunicar o SAFT, basta entrar no site da AT com o seu utilizador normal (o contribuinte) e adicionar a opção WSE no subutilizador, que corresponde à comunicação de séries. Do lado do Vendus, em Gestão > Autoridade Tributária > Configuração coloque a indicação da nova opção que ativou.
Veja o nosso vídeo, explica passo a passo como configurar a comunicação de séries.