Centro de ajuda

Como ativar a integração com o Woocommerce?

Calendar Icon

29 de Junho de 2020

Return Icon Voltar

O que é o Woocommerce?

É uma plataforma criada para os websites Wordpress que permite implementar e gerir facilmente uma loja online. É uma das mais populares soluções para e-commerce.

Para que serve a integração com o Vendus?

A integração (plugin) que foi criada para o Vendus permite que sejam emitidas faturas e notas de crédito utilizando os dados das encomendas da loja online. No fundo, o objetivo é rentabilizar o seu tempo para que não tenha que faturar manualmente cada uma das vendas.

Onde obtenho o plugin e como ativo a integração?

O primeiro passo será fazer download do plugin Vendus para Woocommerce. Em seguida, deverá seguir estas instruções:

No Backoffice do Woocommerce (parte 1)

  1. Fazer download do plugin no link publicado acima (é um ficheiro ZIP). Não é necessário extrair os ficheiros do ZIP;
  2. no Woocommerce deve aceder a Plugins > Adicionar Novo e escolher este ficheiro ZIP;
  3. no menu principal vai aparecer a opção Vendus Plugin. Por enquanto não é necessário configurar mais nada no Woocommerce.

Add plugin

No Backoffice do Vendus

Deverá agora aceder ao Backoffice do Vendus e seguir estes passos:

  1. Escolha Configuração, no canto inferior esquerdo, APPS > API;
  2. Ligue o acesso à API se ainda não estiver ligado. Se já estiver ligado, deve copiar a chave da API que aparece nessa página e voltar ao Woocommerce.

API Vendus

No Backoffice do Woocommerce (parte 2)

Regresse à sua conta no Woocommerce e faça o seguinte:

  1. Clique na opção Vendus Plugin, no menu principal, e cole a chave da API que copiou do Vendus;
  2. Em seguida, tem que escolher a caixa que quer usar no Vendus e gravar.

Adicione key no plugin

Dar ordem para emitir uma fatura

As faturas não são emitidas automaticamente, isto é, sem nenhuma intervenção do utilizador. Para emitir uma fatura é necessário que o estado da encomenda seja "Concluída". Ao abrir a mesma, irá aparecer, no menu do lado direito, o botão para emitir a fatura.

Emitir FT Woocommerce

Emitir nota de crédito

Caso seja necessário emitir uma nota de crédito (NC), por exemplo quando ocorre uma devolução, deve-se abrir a respetiva encomenda no Woocommerce. No lado direito da página irá aparecer o menu Vendus onde deve indicar o motivo para emissão da NC e, por último, clicar no botão Emitir Nota de Crédito.

Nota de Crédito - Woocommerce

Notas importantes sobre o funcionamento do plugin

  • Mesmo que não esteja isento de IVA deverá selecionar um qualquer motivo de isenção no menu Vendus Plugin;
  • Os produtos/serviços e clientes são criados automaticamente quando emite uma fatura. Não precisa de os criar manualmente no Vendus;
  • Não há gestão de stocks no plugin, isto é, deve fazer a gestão de stocks na própria loja online;
  • Variações do Woocommerce são criadas, do lado do Vendus, como itens normais e não como variações. Isto não causa qualquer problema de faturação;
  • Deve desligar o modo de formação na sua caixa (ponto de venda) quando quiser emitir documentos reais, ou seja, quando acabar os testes;
  • O plugin "NIF (Num. de Contribuinte Português) para WooCommerce" não deve estar ativo ao mesmo tempo que o do Vendus. Poderá causar conflitos;
  • Para utilizar a integração é obrigatório subscrever o Plano Pro ou Flex do Vendus.
  • Caso o botão de emissão de fatura não apareça, vá a WooCommerce > Settings > Advanced > Features" e verificar que para "Order data storage" está selecionado o "WordPress posts storage".

IVA dos produtos - como configurar corretamente

O plugin usa a configuração de IVA que existe nos produtos no Woocommerce. Isto é, se um item estiver a 0% de IVA na loja online, mas configurar a sua conta Vendus para faturar a 23% de IVA, a fatura será criada com 0% de IVA, que é a taxa que está a ser usada na encomenda da loja online.
Se não configurar o IVA que quer usar na loja as faturas vão ser criadas com 23% de IVA.

Assim, deve garantir que configura os produtos como tributáveis e a respetiva taxa de IVA no Woocoomerce. Verifique como o fazer no guia oficial Como configurar as Taxas no WooCommerce.

Recordamos que não pode editar os documentos após a emissão. Como tal, é muito importante configurar o IVA corretamente, ainda durante a fase de testes, para evitar erros de faturação.

Achou o Artigo útil?
Sim Não
Vendus Banner

Categorias

Artigos Relacionados

Estes são os temas relacionados com a sua pesquisa e que pode considerar úteis.

Liquidar faturas com Saldo de Cliente

Como liquidar faturas com Saldo de Cliente

Right arrow icon

Como pesquisar artigos? (backoffice)

Como pesquisar os seus artigos no backoffice.

Right arrow icon

Associar grupo de preços a Cliente

Saiba como adicionar um grupo de preços a um determinado cliente.

Right arrow icon

Integração com Deliverect

Como integrar o Vendus com a plataforma Deliverect

Right arrow icon

Como registar movimentos de Autoconsumo

Verifique como fazer registos de produtos no seu POS para autoconsumo.

Right arrow icon

Atualizar Stock via CSV

Pode. no Vendus, atualizar o seu stock através de um ficheiro CSV, evitando assim a atualização produto a produto.

Right arrow icon

Nota de Crédito Parcial

Como emitir uma nota de crédito parcial.

Right arrow icon

Análise de Lotes

Verifique que Lotes tem ativos no Vendus.

Right arrow icon

Avenças

Saiba como configurar Avenças no Vendus.

Right arrow icon

Copiar Documento

Caso pretenda, pode copiar um documento e criar um rascunho com os mesmos dados de modo a emitir um documento igual ou semelhante.

Right arrow icon
×
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.