Em que consiste o MB WAY Comerciantes?
O MB WAY Comerciantes permite-lhe receber facilmente pagamentos sem a necessidade de usar cartões físicos. Este serviço foi criado pela SIBS e a maioria dos bancos já integra esta solução para disponibilizar aos respetivos clientes.
Contratualizar o MB WAY Comerciantes
Para começar a revolucionar as suas vendas e aderir ao MB WAY, deverá primeiro contratualizar o serviço junto do seu banco como comerciante. Cada uma das entidades bancárias têm exigências e condições distintas, pelo que deverá entrar em contacto direto para mais esclarecimentos. Aquando da contratualização do serviço, deverá indicar que o parceiro integrador é o Vendus, para que o processo seja simplificado. A entidade bancária irá ativar o serviço e remeter o seu número de identificação (POS ID) para que possamos ativar na sua conta Vendus. Conheça os bancos que já disponibilizam este serviço: Bankinter, BBVA, BPI, CEMAH, CGD, CCCAM, Eurobic, BCP, Montepio, NOVO BANCO e Santander Totta.
Configurar o MB WAY Comerciantes
Vá a APPS/Pagamentos no seu backoffice clique na opção MBWAY e em seguida Configuração. Preencha os dados e grave.
Ativar MB WAY no Vendus
Para utilizar esta integração é imperativo subscrever o plano Flex ou Pro do Vendus. Para ativar apenas necessita de seguir estes passos:
- Dirija-se a Configuração > Definições > Tipos de Pagamento > clique em Adicionar Tipo de Pagamento;
- Defina o Título, ou seja, nome associado ao tipo de pagamento. Este texto é impresso nas faturas (ex: MB WAY);
- No campo Pode originar troco selecione Não;
- No Tipo selecione MB WAY;
- Clique em Gravar.
Como processo uma venda no POS?
A venda é processada da mesma forma que as restantes, sendo que a única alteração no comportamento apenas ocorre no momento da emissão da fatura. São estes os passos:
- Selecione os produtos/serviços que quer faturar e clique em Finalizar;
- Na página seguinte, clique no campo Pagamento e escolha o tipo de pagamento que criou previamente para o MB WAY;
- Se não estiver nenhuma informação em falta, por exemplo o NIF do cliente, clique em Emitir Documento;
- Irá aparecer uma janela para indicar o número de telemóvel do cliente, caso não esteja definido na ficha do mesmo;
- A fatura será emitida somente no caso do cliente aceitar o pagamento.
Notas importantes:
- Caso associe um cliente à venda que tenha já um telemóvel (ou email) associado, este aparecerá por defeito. Caso contrário, deverá indicar qual o contacto do cliente.
- Esta integração apenas está disponível no POS web (browser);
- O cliente receberá uma notificação no telemóvel para aceitar o pagamento, via App MB WAY;
- Receberá a transferência de imediato (caso ocorra um problema com a transação, no Vendus aparecerá um alerta);
- A autorização de pagamento tem uma duração máxima de 5 minutos, pelo que o cliente deverá completar o pagamento nesse espaço de tempo.