Os utilizadores no Vendus correspondem, por exemplo, aos colaboradores ou contabilistas aos quais pretende criar um acesso à conta do Vendus. Pode escolher perfis do sistema, para limitar as opções disponíveis, ou criar os seus próprios perfis. Consulte os passos apresentados em seguida.
Criar utilizadores no Vendus
- Aceda a Configuração (canto inferior esquerdo) > Definições > Utilizadores;
- Clique em Adicionar Utilizador, no canto superior direito.
- Preencha todos os campos: Nome, Email, Perfil, Password, Pin, Loja, Tempo Inativo;
- Clique em Gravar.
O Tempo Inativo está predefinido em 15 minutos, mas pode ser alterado para a duração que desejar.
Na escolha do Perfil poderá optar por Administrador, Gerente de Loja, Operador de Caixa, Contabilista ou Básico. Para ajudar na escolha do perfil mais adequado, consulte a tabela de permissões.
Passo a Passo em Video:
Ao adicionar um novo utilizador este irá receber um email para definir a sua password e respetivo pin.
Editar ou Suspender Utilizadores
Também poderá editar utilizadores existentes:
- Dirija-se a Configuração > Definições > Utilizadores;
- Escolha o utilizador pretendido;
- Clique em Opções > Editar.
Não é possível apagar o utilizador por imposição da Autoridade Tributária. Poderá, em alternativa, suspender o utilizador (como explicamos abaixo) e adicionar um novo.
Caso pretenda alterar os dados de login de um determinado utilizador:
- Dirija-se a Configuração > Definições > Utilizadores;
- Escolha o utilizador pretendido;
- Clique em Opções > Alterar Pin/Password.
Estes são os passos para suspender um utilizador:
- Dirija-se a Configuração > Configurações > Utilizadores;
- Escolha o utilizador pretendido;
- Clique em Opções > Suspender Utilizador (se for necessário poderá Activar Utilizador novamente)
Acesso à API
Também é possível permitir o acesso dos utilizadores à API:
- Dirija-se a Configuração > Configurações > Utilizadores;
- Escolha o utilizador pretendido;
- Clique em Opções > API > Ligado.